sexta-feira, 3 de junho de 2011

TV Costa Norte faz matéria sobre a equoterapia em Parnaíba

“Equoterapia: tratamento eficiente aplicado a pequenos parnaibanos”

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos,
o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas
formas de socialização. Foto: Pablo Portugal



 
O Portal Costa Norte através do repórter Raimundo Neves esteve no 2º Esquadrão de Polícia Montada, sediado no 2º batalhão Major Osmar, no dia 20/04/2011 para saber um pouco sobre a equoterapia na cidade de Parnaíba-PÍ. E publicou a seguinte matéria:

 “Em Parnaíba a equoterapia foi implantada na mesma época em que foi implantada a polícia montada na cidade. De lá para cá, o que se tem obtido são resultados positivos".

"A equoterapia consiste em um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com déficits mentais e outras necessidades especiais.
Aqui, o cavalo atua como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. Para a prática desta terapia é necessária a união de profissionais de diversas áreas como fisioterapia, pedagogia, educação física e até música, o que fundamenta a atividade como interdisciplinar.
Atualmente quatro cavalos são utilizados para a equoterapia em Parnaíba, onde altura, doçura, comportamento e passadas são vistos e avaliados como pré-requisitos diferenciados a serem atendidos, assim como diferenciado também é o tratamento dado a esses animais.
De acordo com o primeiro sargento Wellington, coordenador técnico do núcleo de equoterapia de Parnbaíba, os principais objetivos como equilíbrio, coordenação motora e outros, são tratados juntamente aos pais das crianças atendidas, e de acordo com os êxitos alcançados os pequenos dão espaço a novos atendimentos.
A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima. A pequena Isabella, de quatro anos de idade está freqüenta a terapia há um mês e de acordo com seu pai, o empresário Francisco Linhares, a concentração de sua filha já apresenta melhoras consideráveis.
Além do espaço equipado com areia, cobertura e som ambiente instalado nas dependências do segundo Esquadrão de Polícia Major Bernardo Antônio Saraiva, os equitadores e demais profissionais utilizam todo o espaço disponível no Segundo Batalhão Major Osmar para somar às atividades desenvolvidas.
A equoterapia, trazida ao brasil no fim dos anos oitenta, trás referências internacionais para a aplicação de métodos de recuperação, mas para chegar até aqui, há a necessidade de uma indicação médica, inicialmente. O Conselho Federal de Medicina, em sessão plenária de 09 de abril de 1997, aprovou o parecer onde afirma que, pelo reconhecimento, a equoterapia é um método a ser incorporado ao arsenal de métodos e técnicas direcionadas aos programas de reabilitação de pessoas com necessidades especiais.
E é assim que caminham as ações desenvolvidas em parnaíba, com o intuito de agir como um método educacional que favoreça a socialização e o desenvolvimento global de quem a procura”.