terça-feira, 7 de maio de 2013

Material para Equoterapia


               O material utilizado para prática da Equoterapia, além do convencional para a equitação, depende muito da sensibilidade do(a) equoterapeuta em estar descobrindo acessórios e adaptando selas comuns ao melhor desenvolvimento do praticante durante a sessão.
                O capacete é fundamental, porém muitos dos nossos praticantes sentem-se intranquilos com ele ou a própria patologia o impede de usá-lo, porém não é o caso do Anderson.
Anderson montando Bordado e equitador Sgt Ribeiro

Observando a docilidade do cavalo “Dominus” (B.H) muito eficiente na Equoterapia e a sua altura incompatível com alguns profissionais, desenvolvi uma cinta de couro com alças para melhor equilibrar, corrigir a postura do praticante e manter a segurança do nosso cavaleiro durante a montaria, ao mesmo tempo resolvendo problemas posturais de alguns de nossos profissionais que sempre após uma sessão ficava reclamando da altura do ginete.

Alguns praticantes ficavam com a postura muito cifótica ao agarrar a alça do cepilho durante sua montaria, essa foi fácil, bastou apenas aumentar a altura da alça para que este ficasse em postura correta.
T.O. Adriene, Gabriel, Educ. Físico ST Wellington, Guia Sd Brito e cavalo Pipoca 

Para aqueles praticantes mais comprometidos e com o intuito de não usar a montaria dupla, desenvolvi também um rolo (esponja) de 30 cm de diâmetro por 60 cm de comprimento, com bolsos na lateral para colocar toalhas ou fraldas e em seu comprimento um encaixe para a alça longa do cepilho da sela, objetivando dar mais conforto, minimizando traumas ao praticante.

Fisioterapeuta Manuela, William, Educ. Físico ST Wellington (lateral), Guia Sd M. Henrique e cavalo Pipoca  
E por último, adaptei um encosto a uma sela comum com cintos de segurança com velcro. Esse já tem modelos por ai, mas sem o cinto.
T.O. Adriene e Renan


Wellington A. D’Lima
Educador Físico